555-555-5555
meuemail@email.com.br
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) financiou, ao longo dos dez anos de existência, mais de 700 empresas, com cerca de 314 mil milhões de kwanzas.
A informação foi avançada sexta-feira, pelo presidente do Conselho de administração do Fundo de Garantia de Crédito, Luzayadio Simba, quando visitava, em Viana (Luanda), a fábrica Hybris Soluções, que produz rolos de cozinha, guardanapos, papel normal higiénico e hospitalar da marca "Plumex”.
Luzayadio Simba, que integrou uma delegação, encabeçada pelo secretário de Estado para o Planeamento, Milton dos Santos Reis, apelou às demais empresas para aderirem ao mecanismo de garantias públicas que o Executivo colocou à disposição.
O presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito revelou que a taxa de sucesso do projecto "Angola Investe” é de 50 por cento e sublinhou que tudo tem sido feito para que as empresas que encontraram dificuldades no período de crise, iniciado em 2014, consigam reerguer-se.
Relativamente ao crédito malparado, o responsável referiu que representa um valor de 30 por cento, tendo garantido estar o Fundo de Garantia de Crédito a trabalhar com os bancos, no sentido de se fazer a recuperação.
A deslocação à Hybris Soluções da delegação chefiada pelo secretário de Estado para o Planeamento faz parte de um ciclo de visitas às empresas que beneficiaram das linhas de garantias públicas, ao abrigo dos programas de Apoio e Fomento da Produção Nacional e de Diversificação da Economia.
Em declarações à imprensa, o secretário de Estado para o Planeamento manifestou a disponibilidade do Ministério da Economia e Planeamento, enquanto órgão responsável pela coordenação das políticas de desenvolvimento económico, em dar todo o apoio necessário ao Fundo de Garantia de Crédito, para "a efectiva realização da missão que lhe está atribuída”.
Milton dos Santos Reis lembrou que o apoio ao Fundo de Garantia de Crédito é disponibilizado com a colaboração do Ministério das Finanças e de todas as instituições envolvidas na promoção do aumento da produção interna, da diversificação das exportações e da substituição das importações.
O governante defendeu que o empresariado deve "olhar para esta janela de oportunidades que o Executivo tem vindo a implementar, para dinamizar a actividade económica interna e apoiar o sector privado”.
Adiantou que, além de facilitar o acesso ao crédito pelas micro, pequenas e médias empresas, o Fundo de Garantia de Crédito deve assegurar, igualmente, que os financiamentos concedidos sejam aplicados nos projectos aprovados.
Há cinco anos no mercado, a Hybris Soluções produz, por dia, em três turnos de actividade, cerca de um milhão de rolos diversos, perfazendo 22 milhões de rolos, mensalmente.
A expansão da sua produção é resultado da segunda linha de financiamento concedida pelo banco BIC, o que resultou na abertura do processo de produção de papel hospitalar e de guardanapos de papel.
Escritório
Envie-nos um e-mail
Assine a nossa newsletter